9.11.11

hoje gastei os últimos trocados que podia da minha conta bancária. não tenho dinheiro, nem muitas boas expectativas de tê-lo. eu gosto de ter dinheiro pelo que ele pode me proporcionar: sorrisos com os amigos num bar legal, cervejas geladas, um sushi, uma macarronada, passagens de avião pra que eu possa ver aqueles que amo e estão longe, um vestido novo que me deixe bonita pra ir a uma festa qualquer. talvez por isso eu não tenha mais quase nenhum dinheiro agora. só agora aprendi o quanto é importante guardar hoje para se construir o amanhã. mas hoje eu gastei meus últimos tostões da conta bancária para fazer o que nunca mais tinha feito: ir ao cinema.
quando saí, deslumbrada com o filme, da sala do cinema, eu pensei 'quer saber? eu tenho tudo'.
dinheiro não é quase nada nessa vida. sabe por que?
porque o dia estava lindo, o sol brilhava no céu e a música que eu ouvia no ônibus era linda. e fui ouvindo várias vezes seguidas, e toda a vez que ela recomeçava, meu coração se enchia de esperança novamente. e eu tirei o sapato que me doía os pés quando cheguei perto de casa e senti o chão. eu adoro fazer isso. gastamos dinheiro com sapatos, mas não há sensação melhor do que despir os pés e andar com eles descalços no chão. e sentir a grama? e quando ela está molhada da chuva? e senti-la enquanto tomamos banho de chuva? que dinheiro é que paga isso?
eu gosto de um ser humano está longe. eu daria algumas moedas para revê-lo. mas sabe que até nisso o tempo foi bom comigo? aprendi, da pior maneira (claro, sempre), a, definitivamente, amar-me. que saudade eu tava do meu carinho, do meu amor e do meu gosto em mim mesma. que dinheiro paga isso?
claro que dinheiro é importante, eu não sou hipócrita de dizer o contrário. mas mais importante é saber usá-lo com sabedoria. num mundo extremamente globalizado e capitalista como o nosso, vale mais à pena repassar a ideia do desapego ao material, à elevação do espírito.
por isso, estude. não há dinheiro que pague o conhecimento, a inteligência, a criatividade. por mais que exista a comercialização disso tudo, saiba que nunca pagarão o suficiente pela sua ideia. por isso, compartilhe as ideias de modo gratuito, afinal de contas, você estará ajudando pessoas que talvez não tenham dinheiro para comprá-la. estude para se consagrar para si mesmo, para se superar, para alcançar uma meta pessoal, para se especializar em um assunto que você gosta muito. estude por gosto, leia coisas interessantes, veja os assuntos de outra maneira, com outra perspectiva. busque um sentido na teoria, tente aplicar a teoria na prática, se não funcionar, busque outra teoria, um sentido nessa teoria, aplique a outra teoria na prática, se não der certo, tente de novo. só não deixe de tentar. o mundo precisa de pessoas pensantes e atuantes. não ache que só porque você está aí sentado que não pode fazer nada. pode. escreva. transforme cabeças. exponha uma ideia. mostre pro mundo. faça o mundo melhor com bons pensamentos. divida. existem pessoas que precisam de uma palavra boa, de esperança, de alegria.
trabalhe. não se lamente. eu também tô desempregada. fiquei meio em depressão. ainda estou trabalhando nisso, e bem melhor. mas mesmo assim trabalhe. mesmo que você não ganhe dinheiro. sinta-se útil: esse é o verdadeiro motivo do trabalho. seja voluntário. não quer ser? lave uma louça, lave sua própria roupa, varra seu quarto, seja alguém pra você mesmo. tenha gosto em fazer coisas que você não faria nem amarrado - mude de ideia.
tenha noção de que dinheiro pode trazer as coisas felizes pra perto de você, mas que você pode consegui-las, de um jeito ou de outro, mais modestamente, ou quem sabe até de graça.

afinal, quanto vale um sorriso se não apenas o próprio valor de sorri-lo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário