14.10.12

naza.

o que acontece no círio de nossa senhora de nazaré?
para aqueles que acompanham e têm a tradição de vivê-lo, é muito fácil explicar: não há explicação. todos os símbolos - desde as procissões às comidas típicas - estão presentes e fazem-se 'entender' só por ali estarem. mas a verdade é que para aqueles que, além de acompanharem, ainda compartilham da fé, que aqui falo em sentido totalmente amplo, sem mencionar qualquer religião, a simbologia talvez seja ainda mais emocionante. não há explicação que consiga explicar.
para aqueles que somente gostam da cultura popular, o círio de nossa senhora de nazaré ainda assim é emocionante. imagine uma procissão que leva 2 milhões de pessoas às ruas de belém, que se já são estreitas durante os engarrafamentos rotineiros, imagine engarrafada com esse mundo de gente. é um caso de estudo esse tal de círio.
para aqueles que não acreditam, eu não digo para acreditarem. para aqueles que não respeitam, eu digo o que ouvi hoje de manhã de minha mãe (que não a naza): a alma boa respeita todas as religiões. para aqueles que não têm religião, o círio ainda pode ser bom: e maniçoba? e tucupi? e não trabalhar amanhã de manhã? hehe digo, sempre há um lado bom que se enxerga de perto no círio...
para aqueles que não são paraenses, venham ver. e quem vem ao pará, parou... tomou açaí, ficou. só o que eu te digo. no círio então... aí sim, vocês vão ver o que é ser paraense.
para aqueles paraenses que estão longe... a nazinha acompanha, sempre... sem as comidas, sem o tucupi, é verdade, mas a mãezinha abençoa a todos nós.
e, para aqueles que, como eu, são completamente apaixonados pelo círio... o que posso dizer? a cada imagem é uma lágrima, a cada música, um sorriso, a cada passagem, a cada manifestação, a cada barulho de fogos de artifício .. o coração pulsa, fortemente. para aqueles que, como eu, acompanham e têm a tradição de viver o círio de nossa senhora de nazaré, digo: compartilhem. espalhem essa alegria viva e incandescente por aí. tremam o corpo todo de emoção só de lembrar que vocês tiraram uma foto bem do lado da berlinda, segurando a corda, antes da imagem sair para a trasladação (eu continuo me tremendo) ou de qualquer outro gesto que vocês tenham vivido e que possam ter dito: viva nossa senhora de nazaré! (viva!)
porque o círio é isso, muita gente suando, muita cultura se misturando, muita comida cheirando e muita fé rondando. e a nazinha viva em nossos corações. viva, viva, viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário